Powered By Blogger

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Religiosos do Recife são ordenados diáconos no Santuário Nacional

“O maior dentre vós deve ser aquele que serve”, Mt 23,11
Três jovens religiosos da Congregação do Santíssimo Redentor da Vice-Província de Recife forão ordenados diáconos no Santuário Nacional de Aparecida neste ultimo sábado (6).
Diáconos da Vice-Província de Recife
Pela graça de Deus os fratres Renato Azevedo de Oliveira, C.Ss.R., Douglas Gonçalves da Silva, C.Ss.R. e Emerson Borges de Souza, C.Ss.R., serão consagrados no Altar Central pela oração da Igreja e imposição das mãos do bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli, C.Ss.R.
A celebração foi realizada às 18h, e contou com a presença dos familiares dos religiosos, amigos e diversos missionários redentoristas da Província de São Paulo e da Vice-Província de Recife. 
Para frater Renato a ordenação diaconal desperta um grande agradecimento a todos que contribuíram ao longo dos anos de estudo e discernimento vocacional, e de forma especial à Província de São Paulo pelos anos de contribuição na formação sacerdotal. "O sentimento maior é de satisfação e agradecimento a Deus, a Congregação, aos formadores, aos amigos e amigas e, sobretudo, à minha mãe, meus irmãos, minha família que sempre estiveram do meu lado e acreditaram em mim. Fica também o sentimento de gratidão à Província de São Paulo que nos acolheu e nos proporcionou o ambiente propício para o término da formação".
Os três religiosos passaram os últimos anos de formação na Província de São Paulo, e com o término desta fase em vista do presbiterado, retornarão em dezembro para a província de origem para dar continuidade ao trabalho pastoral. "Em dezembro, eu e meus colegas (Douglas e Emerson) voltaremos ao nordeste para nossa província mãe para continuar a missão sonhada por Afonso de Ligório, nosso fundador. As expectativas são grandes, pois há um vasto campo de missão em terras nordestinas. A missão não pode parar, a messe é grande", acrescentou. 
Conheça um pouco mais sobre a história e caminhada vocacional dos religiosos:
Emerson Borges de Souza Emerson Borges de Souza nasceu no dia 13 de Julho de 1983, no estado de Pernambuco, Zona da Mata na cidade de Escada a 30 quilômetros do Recife. Filho de Moacir Borges de Souza (em memória) e Maria Socorro de Souza, cresceu em uma família numerosa de seis irmãos e na simplicidade da zonal rural. Atualmente reside e exerce seu ministério na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Jardim Dona Sinhá, zona leste de São Paulo.
Minha vocação surgiu na minha infância, sempre falava para a minha mãe que queria ser padre. Porém os anos foram se passando, e um dia um grande amigo foi conhecer os redentoristas de Recife no ano de 2003, e quando voltou me explicou sobre a vida missionária da congregação e a partir daquele momento fiquei encantado com a proposta de Santo Afonso e comecei meu acompanhamento vocacional. No ano seguinte, em 2004 ingressei no seminário.
Ser Diácono é assumir a diaconia que Jesus nos deixou: o mandato do amor, da caridade, da justiça e, principalmente, dar o testemunho da fraternidade universal de filhos do mesmo Deus que todos somos. Acredito que é a realização de um sonho, de tantos anos me preparando para exercer esse serviço dentro da Igreja, mas nunca me esquecendo que a minha primeira vocação é de religioso. Assumindo essa vocação na sua vertente mais profunda, e dentro dessa contemplação a vivência do Evangelho. Sendo assim, o Diácono deve ser o espelho de Jesus para todos os fiéis. Que Deus me ajude a ser sempre seu instrumento, seguindo o exemplo de nosso pai Santo Afonso. 
Renato Azevêdo de Oliveira Renato Azevêdo de Oliveira nasceu no dia 13 de dezembro de 1983, na cidade de Garanhuns (PE). É o filho mais novo dos quatro filhos, do casal José Sabino de Oliveira (em memória) e Margarida Maria Azevedo de Oliveira. De família muito católica e atuante, desde pequeno foi inserido nas atividades da comunidade. O avô materno foi um grande catequista familiar.
Quando jovem, participei de movimentos e pastorais na comunidade São José e Santo Afonso na Paróquia Redentorista de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em minha cidade natal, onde tive o primeiro contato com a missão popular dos Redentoristas. Cresci neste ambiente gostoso e permanente de missão e com esse jeito cativante que os Redentoristas têm de anunciar a Boa Nova de Jesus. Em 2003, participei ativamente da missão popular em minha comunidade de origem e recebi incentivos do meu amigo e confrade Pe. Inácio de Medeiros e dos missionários e missionárias que trabalharam naquela missão. Sentindo o forte chamado para seguir o redentor, procurei, no mesmo ano, a pastoral vocacional da Vice-Província Redentorista do Recife, que com alegria me acolheu e acompanhou meu processo vocacional.
Ingressei no seminário Redentorista no dia 4 de fevereiro de 2005 em Garanhuns. Em 2010, fiz meu noviciado na cidade de Campina Grande (PB), e professei os primeiros votos religiosos no dia 14 de janeiro de 2011. Iniciei os estudos de Teologia no ITESP (Instituto Teológico São Paulo). Atualmente moro no bairro de Cidade Tiradentes, Zona leste da Capital, e atuo na pastoral da Paróquia Senhor Santo Cristo dos Milagres no mesmo bairro.
Estou imensamente feliz por chegar nesta etapa da formação. É um projeto de vida que vai se concretizando, sonho que vai se realizando. Na memória aparece aqueles primeiros anos de seminários e as boas partilhas de vida com os colegas, quando sonhávamos e projetávamos para o futuro. Parecia tão distante, mas o futuro chegou. Hoje tenho a honra de partilhar esse futuro, fruto de muitas orações minhas e daqueles que acreditaram e ainda acreditam em mim; fruto de muito trabalho e estudo, zelo e dedicação. O sentimento maior é de satisfação e agradecimento a Deus, a Congregação, aos formadores, aos amigos e amigas e, sobretudo, à minha mãe, meus irmãos, minha família que sempre estiveram do meu lado e acreditaram em mim. Fica também o sentimento de gratidão à Província de São Paulo que nos acolheu e nos proporcionou o ambiente propício para o termino da formação. Aos jovens, fica o convite para se lançar nos braços do Redentor. Venha ser missionário Redentorista conosco. Vale a pena gastar os dias em prol da copiosa Redenção. O Redentor te chama pelo nome, venha seguir seus passos.
Douglas Gonçalves da Silva.Douglas Gonçalves da Silva nasceu no dia 15 de janeiro de 1987, na pequena cidade de Jacaré dos Homens, em Alagoas. É fruto da união matrimonial de Manoel Messias da Silva e Maria Auxiliadora Gonçalves da Silva. É o primogênito de sua família de três irmãos. No seio desta família recebeu o os primeiros ensinamentos de vida e iniciou sua vida cristã.
Ingressou no seminário Redentorista no dia 30 de janeiro de 2006, na cidade de Garanhuns, Pernambuco. No ano de 2007 foi para o Recife onde iniciou seus estudos de filosofia. No ano de 2010 foi admitido ao noviciado na cidade de Campina Grande, Paraíba. No dia 14 de 2011 fez sua profissão religiosa, emitindo os votos de pobreza, castidade e obediência.
Em fevereiro de 2011 passou a morar em São Paulo, capital, e deu início aos estudos de teologia. Atualmente, o Fr. Douglas mora no bairro de Cidade Tiradentes, São Paulo, e cursa o último ano de teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.