Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Praças de Garanhuns em abandono e sem bustos de homenagens


Atrativos turísticos como a Simõa Gomes e a Francisco de Assis, sofrem descaso semelhante
Quem passa pela Avenida Simôa Gomes, no bairro de Heliópolis em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, e não vê o busto de homenagem da ilustre figura histórica que leva o nome da Avenida, no canteiro central do referido espaço público na cidade, faz dois questionamentos: onde ele foi parar e porquê o local está abandonado?
Retirado a cerca de um ano, a escultura foi encontrada por moradores do Bairro do Magano, em um matagal, próximo ao Cristo do Magano, ponto turístico da cidade. Indignada com a situação, a professora de História Meri Vasconcelos, fez algumas declarações que mostraram a importância de Simôa para Garanhuns.
“É um absurdo se deparar com essa situação. Simôa Gomes foi uma grande figura histórica para Garanhuns. Ela deixou um grande legado para a nossa cidade. Sua vida foi muito importante para a história de Garanhuns”, afirmou Meri, relembrando que a história do município, começa com Simôa Gomes. “Ela doou terras para a construção dessa cidade em 1742. E começam pela capela da Freguesia de Santo Antônio do Ararobá, onde foram construídas as primeiras casas, do que se tornaria Garanhuns”, pontuou a historiadora.
Procurada pela reportagem do Portal de Notícias, Agreste Agora, a secretária de Turismo do município, Gerlane Melo, informou que o busto está sendo restaurado por um artesão local, e declarou: “não há uma conscientização por parte da população sobre a conservação do patrimônio público. Atos de vandalismo, como nesse caso do busto de Simôa Gomes, não deveriam acontecer”, orientou a Secretária, se adiantando: “não tem como colocar segurança em cada busto”, disse.
MAIS ABANDONO E BUSTO DESAPARECIDO
Outro ponto da cidade que também está abandonado é a Praça Francisco de Assis, no centro da cidade. Por lá, a situação é um descaso. O mato e o lixo tomam conta do lugar, e o busto da praça também sumiu. De acordo com uma comerciante da localidade, a última reforma feita no espaço público, foi há mais de 20 anos.
“O descaso é total. Aqui não existe político, e precisa de uma assistência, pelo menos para manter a praça limpa. Pois é um “centro” comercial. Que além desse descaso, está gerando insegurança. Aqui virou ponto de droga e prostituição”, desabafa Derivaldo Torres, comerciante da localidade.
Em conversa com o Portal de Notícias, Agreste Agora, a secretária de Turismo, Gerlane Melo, informou que a cada 15 dias é realizada uma visita aos atrativos turísticos da cidade, e encaminhado um relatório para a Secretaria de Obras.
Gerlane também adiantou existir a ideia de um espaço para abrigar todos os bustos das Praças Dom Jardim I, II e II. “O objetivo dessa ideia é resgatar a história de Garanhuns e ter um espaço para visitações, para que se conheça a história dos personagens da cidade”, disse.
Fonte: http://www.agresteagora.com/pracas-de-garanhuns-em-abandono-e-sem-bustos-de-homenagens/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.