Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dataliba 2014 aponta Gersinho e Sivaldo com boas chances na disputa por vagas na Assembleia

              

SAIU NO JC

Depois de quase dois meses debruçado no atual cenário eleitoral, o ex-vereador Liberato Costa Junior (PMDB)  de 96 anos, apresentou a sua versão DataLiba 2014. Nas últimas semanas, aproximadamente 300 ligações foram feitas por Liberato. Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e lideranças comunitárias foram contactadas no período. Após alguns cálculos e avaliações, Liba apresentou os nomes daqueles que, de acordo com seu levantamento, serão eleitos deputados estaduais e federais.

O PSB, segundo os cálculos, vai eleger a maior bancada estadual, com 18 deputados, no mínimo. Ainda de acordo com a previsão, o partido terá dois dos candidatos mais votados, o presbítero Adalto Santos e a deputada Raquel Lyra. Liberato listou outros dois nomes que figuram como os que serão mais votados para a Assembleia Legislativa: Guilherme Uchoa (PDT) e Pastor Cleiton Collins (PP). Na pesquisa, ele faz questão de registrar todos por ordem alfabética.

A coligação que mais vai eleger deputados, de acordo com o levantamento, é Frente Popular de Pernambuco, podendo fazer entre 29 e 32 nomes. A coligação Frente pela Redução da Carga Tributária deve eleger um o dois deputados. A candidata Socorro Pimentel (PHS) desponta com maior densidade eleitoral, segundo Liba. Na Mobilização Pelo Poder Popular, a briga vai ser acirrada para eleger um nome. Os favoritos são Edilson Silva (Psol) e Ramos (PMN). “Vai ser briga de foice”, avaliou o ex-vereador.

Composta pelo PP e Pros, a coligação Pernambuco Que Eu Quero elegerá três ou quatro nomes. O favorito da chapa é o deputado Cleiton Collins (PP). A Unidos pela Redução da Carga Tributária deve eleger um ou dois. Jadeval Lima (PTN) desponta como o de maior densidade eleitoral. Já a coligação Unidos pela Redução dos Impostos vai brigar para eleger um nome. Despontam Amaro do Sindicato, Diogo Cantareli, João Eudes, Manuca e Rildo Braz, todos do PRP. Por outro lado, a coligação Pernambuco Vai Mais Longe deve eleger entre 10 e 12 deputados.

Com 26 anos de tradição nas pesquisas, Liberato destacou que sua intenção nunca foi disputar com cientistas políticos. Segundo ele, seu levantamento é muito mais amplo que os feitos com os candidatos majoritários, pois envolve aproximadamente 700 nomes - entre deputados estaduais e federais. O vereador ainda destaca que a sua pesquisa é feita com isenção, sem privilegiar qualquer lado político.

Bem organizada, a DataLiba destaca o quantitativo dos eleitores de todas as mesorregiões do Estado. O Recife tem um destaque na pesquisa, já que envolve um número grande de eleitores. O vereador, inclusive, levou em consideração o novo eleitorado municipal, já que os números reduziram com a biometria. “Os candidatos metropolitanos podem ter prejuízo por isso”, destacou. Na arte ao lado, você pode conferir os candidatos que despontam nas coligações e ainda aqueles com chances de serem eleitos. 

GARANHUNS
Como mostra o gráfico abaixo, os atuais vereadores e candidatos a uma vaga na ALEPE, Gersinho Filho e Sivaldo Albino, aparecem no estudo do folclórico vereador como estando na disputa dentro de suas respectivas coligações. Zaqueu, Professor Jaílton e Wellington Carneiro também candidatos a estadual e que têm suas bases em Garanhuns, não foram citados, o que não quer dizer que não tenham chances de se elegerem, já que trata-se apenas de uma tendência. Concorrem a uma vaga na Câmara Federal com bases em Garanhuns, a Dra Claudomira Andrade e  Paulo Camelo. Os dois também não aparecem no Dataliba.

 PARA VER A PREVISÃO PARA DEPUTADO FEDERAL CLIQUE AQUI


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.