Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

POP SHOP E MERCADO 18 DE AGOSTO; PREFEITURA DE GARANHUNS NÃO CUMPRE PLANEJAMENTO DE PROJETO


                                        Imagem/ Reprodução Internet PopShop

O “Pop Shop”, tratado por muitos como mercado de marcas e gêneros populares de Garanhuns, criado na gestão do então Prefeito Silvino de Andrade Duarte, abriga hoje um grande número de negociantes que antes eram taxados de ambulantes. Roupas, alimentos, celulares, sapatos, importados e os mais variados artigos são comercializados em comum por pessoas que são de Garanhuns ou que moram em Garanhuns. O espaço é naturalmente um promovedor de geração de emprego e renda, além de contribuinte ativo de impostos para o município.

Não menos importante, o Mercado 18 de agosto parece, assim como o Pop Shop, passar despercebido pela prefeitura, que tempo atrás criticava arduamente aquele comércio.

Hoje, percorridos quase 21 meses de governo Izaías nada efetivo foi realizado quando nos referimos a estrutura e logística dos citados mercados. Reforma, reestruturação ou demolição do 18 de Agosto, esqueçam, nada aconteceu.

ENTENDA O CASO POP SHOP E MERCADO 18 DE AGOSTO:

Em julho de 2013 era noticiado que: A CEAGA - Centro de Abastecimento de Garanhuns, a principal feira de cidade, e que tem também a venda atacadista de frutas e legumes, seria ampliada. Ganharia estrutura de mais dois mil metros quadrados e receberia os comerciantes de carnes e estivas do Mercado 18 de Agosto. O Pop Shop acabaria e os comerciantes seriam relocados para o Mercado 18 de Agosto, que teria a parte de confecções e produtos importados em um novo andar.

“O Mercado 18 de Agosto é um exemplo de como não se deve tratar a venda de produtos alimentícios, principalmente carne. Na verdade, aquele lugar há muito passou de ser interditado”, afirmava o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Garanhuns, Fernando Nunes naquela época.

       Imagem do Projeto da Prefeitura para o "Novo 18 de Agosto"

Disse ainda o secretário: "A nossa principal avenida será transformada. Precisamos resgatar seu charme e glamour. A Avenida Santo Antônio terá sua beleza mostrada para as pessoas contemplarem. Deve diminuir o tráfego de veículos no centro da cidade. Vamos fazer cortes nas vias dos bairros, teremos os binários. Na UPE, novos acessos melhorarão o trânsito. Na Rua do Corrente, que será mão única, cortaremos o tráfego que vem ao centro com o asfalto que liga ao Bairro de Heliópolis. A culinária de Garanhuns estará no novo Mercado Público, será de fato um shopping popular”.

PROTESTOS DOS COMERCIANTES:

Há algum tempo, mais precisamente no mês de agosto de 2013, houve uma intensa movimentação realizada pelos próprios comerciantes do 18 de agosto e Pop Shop em defesa de não serem removidos de suas instalações no centro.

O apelo para que tal projeto do executivo local não fosse seguido caminhou pelas ruas da cidade ganhando espaço e voz junto aos que o viam passar. “É uma injustiça”, gritavam os comerciantes.
     Imagem do Projeto da Prefeitura para o "Rua Santos Dumond desobstruída"

Com o tempo, ficou definido pelo executivo local que não mais seria dado prosseguimento a mudança de lugar desses comerciantes. Assim sendo, continuariam no mesmo lugar, coisa que ocorreu.

O Pop Shop e o Mercado 18 de Agosto continuariam onde estão. Contudo, muitas outras questões figuraram, e ainda figuram por lá.

QUESTIONAMENTOS NO POP SHOP:

Referente a restruturação, adaptação ou inclusão de equipamentos ou objetos que contribuam para um melhor acolhimento das pessoas naquele ambiente; mais objetivamente; uma cobertura para o lugar, que foi sinalizado em algumas conversas ainda no governo Silvino Duarte lá atrás, quando da possível viabilidade de instalação.

Em relação ao trânsito; passagem, parada e estacionamento de veículos de pequeno, médio e grande porte, há de se observar o fluxo que diariamente é visto por lá, que “corta o Mercado Pop Shop”. Ele apesar de pequeno é de risco eminente visto a proximidade das calçadas aos pedestres, provocando rotineiramente acidentes, principalmente com idosos que são menos atenciosos e são surpreendidos com o pequeno espaço entre eles e os veículos.

OUTRAS QUESTÕES QUE REQUEREM ATENÇÃO:

*Investimento em qualificação dos profissionais de Venda.
*Revisões dos valores pagos pelos comerciantes ao município
*Segurança no local e proximidades
*Sinalização horizontal e vertical
*Iluminação da área e arredores
*Demolição e erguida de novo prédio do mercado 18 de agosto

Imagem / Reunião entre comerciantes e Prefeito Izaías

A prefeitura de Garanhuns, ainda realizou reunião com comerciantes das duas áreas, Mercado 18 de Agosto e Pop Shop em que ficou definido diversos pontos. Participaram da reunião além dos comerciantes o Secretário de Desenvolvimento Econômico Geandré nogueira, o Secretário de Planejamento, Fernando Nunes e o Prefeito do município Izaías Régis.
PRINCIPAIS PONTOS DEFINIDOS:

Entre os tópicos apontados por Geandré Nogueira, secretário de Desenvolvimento Econômico está: nova edificação, espaços internos projetados para esse tipo de comércio, serviços de segurança, condições para ações conjuntas e de atração ao público, transportes de fácil acesso ao público consumidor, comunicação visual para lojas, espaço para atividades culturais e manutenção.  “O Pop Shop é, sem dúvida, uma potencialidade econômica de Garanhuns. Com um espaço maior, numa melhor infraestrutura de ocupação, os lojistas com certeza terão aumento de público consumidor e poderão concentrar o ponto de venda que proporcione bem-estar físico aos vendedores e compradores”, comentou, ainda.

Quanto à intervenção que pode ser feita no Mercado 18 de Agosto, o secretário de Planejamento, Fernando Nunes, pontuou que a ação seria estratégica, já que, atualmente, o prédio não está adaptado para a demanda e possui problemas estruturais antigos. “São 87 boxes no térreo e 98 no piso superior. Os banheiros estão precários, carnes e cereais são vendidos sem higiene adequada, falta visibilidade, que prejudica o acesso”, detalha.

Potencialidades – No projeto que vem sendo desenvolvido, o novo Mercado 18 de Agosto teria a viabilização para mais um pavimento, uma praça de alimentação, área de convivência, espaço de artesanato e um mirante. Com a capacitação dos profissionais, acesso integrado para deficientes, oferta de banheiros, iluminação, ventilação e vagas para estacionamento no entorno, a intervenção centralizaria um novo polo turístico cultural para o município e para a região do Agreste Meridional.

Ainda de acordo com Fernando Nunes, o plano, após as discussões junto aos trabalhadores e o sinal positivo para as obras, iniciaria com a regularização da titularidade do prédio, seguida da participação popular em discussões com a sociedade na finalização do projeto. “Precisamos estabelecer as estratégias, monitorar o funcionamento para trazer um padrão de qualidade à sociedade. Faremos em conjunto com o prefeito, sociedade e com os comerciantes”, esclarece.

O projeto na época foi orçado em dois milhões de reais, mas os recursos ainda não estavam alocados, fato que chamava atenção. Tendo ou não tendo recursos em caixa, o fato é que nada saiu do papel.

          Imagem / Comerciantes protestando defronte a Prefeitura

Fonte: http://www.blogdogidisantos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.