Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Olha quem voltou - Busto de Simôa Gomes, próximo a fórum de Garanhuns, foi recolocado após revitalização


O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, segue trabalhando com a revitalização das praças e atrativos turísticos da cidade. O busto que homenageia Simôa Gomes foi restaurado pelo artesão garanhuense Rinaldo Cordeiro e recolocado na manhã de hoje (25). A base que sustenta a escultura vai passar por reparos nos próximos dias. A peça está localizada ao lado do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, na avenida que leva o nome da personalidade histórica do município, no bairro Heliópolis.

O busto sofreu ação de vândalos e foi encontrado por moradores, no segundo semestre do ano passado, em um matagal próximo ao “Cristo do Magano”. A Secretaria de Turismo, sabendo da importância desse atrativo, resgatou o mesmo e encaminhou para a revitalização.

História - Simôa Gomes de Azevedo, nascida em dezembro de 1693, era neta de Domingos Jorge Velho, sertanista que dizimou o Quilombo dos Palmares. Simôa doou parte da terra do sítio Tapera do Garcia à Confraria das Almas em 15 de maio de 1756. Anos mais tarde, em 1811, através de Carta Régia do Príncipe Dom João, a povoação foi elevada à vila sendo criado o município de Garanhuns. Em 1879, à sede foi elevada à categoria de Cidade.

Mais revitalizações – Outras praças da cidade já passaram por reformas. São elas: Praça Dom Moura I, II e III (Centro), Praça do Café (Boa Vista), Praça São Sebastião (Boa Vista), Praça Dom Expedito Lopes (Heliópolis), Praça Campo Sales (Magano), Praça Duque de Caxias (Cohab 1), Praça Jaime Pinheiro (Heliópolis), Praça Souto Filho (Heliópolis), Praça da Bíblia (Heliópolis), além da revitalização do canteiro central da Avenida Rui Barbosa e Avenida Santo Antônio, entre outras.

A secretária de Turismo, Gerlane Melo, ressalta o trabalho do Governo Municipal durante esses quase dois anos de gestão. “Há mais de um ano, estamos investindo nessas reformas com recursos próprios. Estamos cientes que outras praças precisam ser revitalizadas. A população pode ficar tranquila porque estes outros locais não estão esquecidos, iremos investir nessas obras aos poucos”, pontua a secretária.

Secom PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.