quarta-feira, 26 de março de 2014

Garanhuns não perde Jesus Alegria dos Homens


O Espetáculo Jesus Alegria dos Homens, encenado há mais de vinte anos no Alto do Magano durante o período da Semana Santa, esta garantido neste ano de 2014. Depois de uma reunião envolvendo o Prefeito Izaías Régis (PTB) e a direção do Espetáculo Teatral na tarde de ontem, dia 25, ficou definido o investimento do Governo Municipal naquela atividade cultural. Recursos do Governo Estadual também foram sinalizados, através de uma emenda do Deputado Estadual, Isaltino Nascimento (PT), intermediada pelo vereador Sivaldo Albino (PPS).

A não realização do Jesus Alegria dos Homens chegou a ser divulgada pela Associação Cultural que realiza o Evento, através de Nota veiculada no Programa Ronda Policial, da Rádio Jornal. O texto justificava a decisão à falta de apoio por parte do Governo de Garanhuns, que sequer havia previsto no orçamento de 2014 a dotação orçamentária para a encenação cultural. Os diretores do Evento chegaram a usar o termo “definitivamente” para expressar que o Espetáculo que narra a morte e ressurreição de Cristo seria extinto.

Antes mesmo da Nota divulgada pela Associação, a Prefeitura havia se pronunciado também através de Nota e em entrevistas com Secretários Municipais, registrando que o Governo não havia sido procurado pela direção do Espetáculo para tratar do patrocínio e que estariam reservados, numa conta específica, recursos da ordem de R$ 50 mil que seriam, segundo a Prefeitura, destinados a realização cultural. O Governo Municipal não explicou se a destinação dos recursos estava prevista no Orçamento – fator condicional para a aplicação do dinheiro público.

Após o impasse, o vereador Sivaldo Albino (PPS) divulgou a destinação de recursos do Governo Estadual, através de uma emenda do deputado Isaltino Nascimento (PT). O contato entre os Parlamentares ocorreu no último domingo, dia 23, por ocasião da Agenda 40. A ação do Vereador chegou a ser questionada por partidários do Prefeito, que usando o facebook, insinuaram a politização do tema. O próprio Prefeito Izaías Régis usou o seu perfil na rede social para reproduzir uma reportagem do Jornalista Roberto Almeida sobre o assunto.

Polêmica de lado, a expectativa agora é que membros da direção do Espetáculo Jesus Alegria dos Homens se pronunciem oficialmente e, além de informarem quais os Órgãos que irão investir no Evento, possam também divulgar as inovações – marca registrada da realização – que a Paixão de Cristo de Garanhuns trará nesta edição, dentre elas a confirmação do Dr. Ulisses Pereira no papel de Pilatos, inclusive com o próprio ator gravando a sua sequência de falas.

Fonte: http://www.blogdocarloseugenio.blogspot.com.br/2014/03/garanhuns-nao-perde-jesus-alegria-dos.html