Powered By Blogger

terça-feira, 1 de abril de 2014

Confira a programação do Festival Viva Dominguinhos


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo, realiza nos dias 25, 26 e 27 deste mês, o Festival Viva Dominguinhos. Em sua primeira edição, o evento vai reunir grandes nomes da Música Popular Brasileira em um tributo ao Mestre Dominguinhos. As atrações vão se apresentar em dois polos, sendo eles a Praça Cultural Mestre Dominguinhos – antiga Esplanada Guadalajara –, e o Espaço Colunata, localizado no centro da cidade.

Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, onde estará montado o palco principal, a infraestrutura disponibilizará praça de alimentação, área de artesanato, banheiros químicos e esquema de segurança. Os shows estão previstos para, na sexta-feira (25) e no sábado (26), iniciarem às 21h. Já no domingo (27), devem começar às 20h. O palco “Canta Dominguinhos”, no Espaço Colunata, funcionará apenas no sábado, de 10h às 18h.


Programação diversificada – A grade de programação reúne artistas de Garanhuns, regionais e nacionais. Entre os destaques, o evento, que tem como proposta principal reverenciar a história musical do sanfoneiro José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, traz nomes como Santana, “o cantador”; a ex-participante do The Voice Brasil, a paraibana Lucy Alves; o cantor e compositor com 25 anos de carreira, Nando Cordel, e o histórico forrozeiro Jorge de Altinho.

Inauguração da estátua – Produzida pelo mestre artesão José Veríssimo, a estátua em homenagem a Dominguinhos será inaugurada durante o festival. Ela será instalada na Praça Cultural que recebeu o nome do homenageado. A escolha do local foi feita por meio de votação popular, com duas urnas da Rede Globo Nordeste, em fevereiro deste ano.

Exibição Web Série Dominguinhos + -
Durante os intervalos dos shows do Festival Viva Dominguinhos será exibida em um telão a web série “Dominguinhos Mais”, uma produção da BigBonsai, produtora de áudio e vídeo paulistana. Na websérie (Dominguinhos+), aparecem seus últimos encontros em estúdio e as falas emocionadas de companheiros de estrada, instrumentos e palcos: Gilberto Gil, João Donato, Djavan, Hermeto Pascoal, Lenine, Orquestra Jazz Sinfônica, Mayra Andrade, Yamandu Costa, Elba Ramalho, Hamilton de Holanda, entre outros. “Um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, universal. Virtuoso que nunca estudou música”. Ao longo da carta que escreveu a respeito do projeto que a envolveu por seis anos, Mariana Aydar sintetiza o porquê do seu interesse em realizar uma obra que homenageia Dominguinhos. Nela, a cantora menciona uma singularidade bastante marcante na obra desse exímio sanfoneiro: seu refinamento musical, sua universalidade. “Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples”, reforça ela.
 
Confira a programação do Festival Viva Dominguinhos, abaixo:

Praça Cultural Mestre Dominguinhos
Sexta-feira | 21h
Mourinha do Forró
Liv Moraes
Maciel Melo
Santana

Sábado | 21h
Os Valvulados
Petrúcio Amorim
Lucy Alves
Nando Cordel

Domingo | 20h
Zezinho de Garanhuns
Waldonys
Jorge de Altinho

Palco “Canta, Dominguinhos” – Espaço Colunata
Sábado | 10h às 18h
A programação deste polo está sendo finalizada pela Secretaria de Cultura e deve ser divulgada ainda esta semana. 

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.