Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de março de 2015

Campanha de vacinação contra HPV iniciou-se neste dia 11 de março em Garanhuns



A campanha nacional de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) iniciou ontem (11) em Garanhuns. Esse ano, a imunização irá alcançar meninas de 9 a 11 anos de idade. A campanha, que será realizada em todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Garanhuns, tem o objetivo de prevenir contra o câncer do colo do útero. De acordo com o Ministério da Saúde a vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus. A campanha segue até o dia 31 de março e a expectativa, em Garanhuns, é imunizar 1381 adolescentes.

A vacina foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, quando a faixa etária compreendia meninas que estavam entre 11 a 13 anos de idade.  No entanto, neste ano, a campanha foi ampliada, e as doses passaram a ser disponibilizadas para as que têm entre 9 a 11 anos. As vacinas estão disponíveis, também, para mulheres que convivem com HIV e têm até 26 anos de idade. “Nesse caso, essas mulheres tem maior probabilidade de desenvolver o câncer do colo de útero que a população em geral”, afirma a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaella Menezes. Em 2016 as vacinas começarão a ser aplicadas nas meninas que completam 9 anos de idade.

A coordenadora do PNI em Garanhuns chama a atenção da população, quanto a importância da imunização. “O câncer de colo do útero está em terceiro lugar dos que mais matam mulheres no Brasil, por isso é importante alertarmos para essa prevenção. Pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para isso. A vacina é bastante segura e é a melhor prevenção”, comenta Rafaela. Para completar a proteção, cada adolescente deverá tomar três doses. A segunda deve ser tomada daqui a 6 meses, e a terceira, após cinco anos, depois da primeira dose. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação da adolescente.

HPV
É um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. O HPV é o principal causador do câncer do colo do útero.


-- Secom PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.