Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Parte do complexo eólico de Caetés começa a funcionar no 2º semestre de 2015


Parque eólico em construção em Paranatama

O governador Paulo Câmara se reuniu, nesta quarta-feira (8), no Palácio do Campo das Princesas, com o presidente da Casa dos Ventos, Mário Araripe, e executivos do grupo que investirá R$ 4 bilhões em parques eólicos em Pernambuco nos próximos três anos, com potencial de chegar a R$ 6 bilhões no longo prazo..

“Os investimentos têm uma repercussão grande na economia local. A Casa dos Ventos possui boa parte das suas operações em Pernambuco. Uma parcela significativa dos empregos e investimentos em infraestrutura da empresa estão aqui. Temos a vantagem competitiva para sermos um hub de fornecimento de produtos, peças e desenvolvimento tecnológico”, destacou o secretário executivo de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Eduardo Azevedo.


“Pernambuco é um dos Estados mais proativos no estímulo à geração de energias renováveis. Nossa intervenção aqui gerará uma capacidade de energia equivalente a 30% do consumo do Estado. Nos parques em construção são mais de 4.000 empregos diretos em Garanhuns, Caetés e Araripina”, detalhou o presidente da Casa dos Ventos, Mário Araripe.

O Complexo Eólico Caetés da Casa dos Ventos, no Agreste, tem capacidade prevista para atender 1,3 milhão de residências. Está dividido entre os municípios de Paranatama, Caetés e Pedra. O empreendimento será implantado em três etapas. A primeira fase será composta por sete parques – Santa Brígida I a VII – e tem seu início de operação comercial no segundo semestre deste ano.

A segunda fase engloba os municípios de Venturosa, Pesqueira e Capoeiras e é formada pelos parques Santo Expedito I a VIII, todos com início de operação previstos para o segundo semestre de 2016. Com a entrada em operação comercial da terceira fase do complexo de parques eólicos, a região terá capacidade instalada para gerar 600 megawatts (MW). Isto significa aproximadamente 30% de toda a energia consumida no Estado.

Já no Araripe, os parques da Casa dos Ventos serão capazes de fornecer energia para 2,8 milhões de domicílios e terão operações em Araripina, Ouricuri e Santa Filomena.



Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.