Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

TSE manda tirar do ar vídeo em que carteiro entrega panfletos de Dilma



Campanha diz que serviço foi pago, mas narração dá tom de ilegalidade.
PSDB já entrou com ação na Justiça eleitoral para caso ser investigado.
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin determinou nesta segunda-feira (6) que o Google retire da internet o vídeo que mostra um carteiro dos Correios distribuindo panfletos da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
A decisão liminar (em caráter provisório) atende a uma reclamação apresentada pela petista e sua coligação, que alegam que o serviço de entrega de mala direta é lícito e foi devidamente pago, mas que a narração feita no vídeo dá a entender que se trata de algo ilegal.
Na semana passada, o PSDB e o PSB acionaram o TSE para que o caso seja investigado. Eles acusam a campanha do PT de fazer uso político dos Correios, o que foi negado pelo presidente da estatal, Wagner Pinheiro.
No início do vídeo contestado, uma voz afirma: “Funcionário do Correio sendo obrigado a entregar panfletagem da Dilma”.
Na sua decisão, o relator pondera que não é possível dizer se o vídeo se trata de uma montagem, mas que “o tom da voz indica interesse de se valer de fatos reais”, no caso, a distribuição de panfletos eleitorais, para divulgar na internet uma “informação falsa (coação dos carteiros a distribuírem ilicitamente panfletos da candidata Dilma Rousseff) e uma ilação igualmente falsa (a ilicitude contaria com a aprovação ou conivência da candidata)”.
O ministro observa que, “pelo que se lê na imprensa, outros candidatos também fizeram uso da entrega pelos Correios”.
Ele conclui afirmando que o vídeo pode induzir o eleitor a erro e fazê-lo acreditar que dirigentes dos Correios ou até mesmo Dilma estariam fazendo algo ilegal e, por isso, determina a sua suspensão imediata. 
O Google terá prazo de 48 horas para apresentar a sua defesa. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.