Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Fernando Bezerra aparece seis pontos a frente de João Paulo em pesquisa divulgada nesta quinta (02)


Fernando Bezerra Coelho (PSB) e João Paulo (PT) / JC Imagem
Na corrida pelo Senado, a última pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) coloca o candidato a senador pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), bem mais à frente em relação ao seu adversário prioritário, o candidato João Paulo (PT). No levantamento, o socialista conseguiu abocanhar 35% da preferência do eleitorado, abrindo seis pontos percentuais de vantagem sobre o petista, que tem 29%. Em relação à pesquisa divulgada dia 25 de setembro, João Paulo se mantém nos 29% e FBC acelera o ritmo de crescimento, saltando de 32% para 35%.

No recorte por regiões, a pesquisa revela que João Paulo só está à frente de FBC no Recife, onde foi prefeito por duas vezes e tem um eleitorado histórico e cativo. Porém, a diferença não é muito em relação ao socialista, se tomar em conta que, no início da campanha Fernando, estava bem abaixo. O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o cientista político Adriano Oliveira, um dos coordenadores da pesquisa, explica que o candidato socialista foi impulsionado no Recife pela força do eduardismo, que puxou Paulo Câmara (candidato ao governo pelo PSB) e pelo poder do prefeito Geraldo Julio (PSB).

"A eleição para o Senado está atrelada ao desempenho do candidato majoritário historicamente. O que se vê é que, apesar da força de João Paulo no Recife, Fernando está conseguindo reverter o quadro a seu favor. Para ter alguma chance de vitória, não basta o petista manter os votos já obtidos, como tem sido mostrado na série de pesquisa, mas aumentar a vantagem. É uma eleição acirrada, mas que pende no momento para o candidato socialista", explica Adriano.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.