Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

GARANHUNS NÃO ELEGE NENHUM DEPUTADO; IZAÍAS ENFRAQUECIDO COM DERROTA DE ARMANDO TERÁ UMA ELEIÇÃO DIFÍCIL EM 2016


Apesar dos números não esconderem a grande condição para eleger e influenciar no Agreste e estado, para Câmara Federal ou Assembleia Legislativa, Garanhuns na prática assim não o fez. Com uma votação inexpressiva, os candidatos radicados aqui, não obtiveram cadeira na ALEPE e nem na Câmara Federal. Caruaru, cidade do agreste de Pernambuco elegeu no domingo (5), 3 deputados. Canhotinho 1, Arcoverde 3.

Garanhuns, a terra de Simôa, contabilizou uma campanha sem muito suporte e financiamento para seus radicados. Os candidatos estiveram nas ruas no período propício aos movimentos políticos, 90 dias, sempre, semelhantemente, de maneira bairrista. O número de aptos à votar era de 79.669, que seria suficiente para eleger, feito os cálculos proporcionais das coligações, 2 deputados estaduais e 1 deputado federal. Não foi o que ocorreu.

                   CENÁRIO NA CIDADE DE CARUARU:
                                Deputado Federal reeleito Wolney Queiroz (PDT)

Reeleito Deputado Federal Wolney Queiroz (PDT com 87.739 votos), reeleito Tony Gel deputado estadual (PMDB com 42.152 votos) e reeleita Raquel Lyra (PSB segunda mais votada com 80.879). Caruaru ainda poderia ter elegido Laura Gomes (PSB que obteve 34.427 votos), não fosse o os método de cálculo proporcional a que são submetidos os candidatos e suas coligações. Laura é esposa do atual vice-prefeito da cidade Gomes e tentava sua reeleição para ALEPE. Em 2010 os quatro foram eleitos.

CENÁRIO NA CIDADE DE ARCOVERDE:
                   Eleito Deputado Federal por Pernambuco Zeca Cavalcanti (PTB)

Não menos importante e forte politicamente, leva à ALEPE Júlio Cavalcanti (PTB-reeleito com 47.685 votos) e Eduíno (PHS), atual vereador que obteve nesse pleito 30.115 votos. Como se não bastasse ainda cravou a eleição de Zeca Cavalcanti (PTB), maior líder daquela cidade que arrebatou nada menos que 97.057 votos. Zeca foi prefeito de Arcoverde por dois mandatos e elegeu a atual prefeita Madalena Brito.

CENÁRIO NA CIDADE DE GARANHUNS:
             Sivaldo Albino (PPS - a esquerda) foi candidato a uma vaga na ALEPE

Tivemos as candidaturas para deputado federal da advogada Dr.ª Claudomira Andrade do PRTB-obtendo 7.616 votos e do Engenheiro socialista Paulo Camelo do PSOL que obteve 4.436 votos.

Para deputado estadual contamos com cinco candidaturas; pela ordem crescente de número de votos: Wellington Carneiro (PP-1.167 votos), Professor Jailton (PSOL - 2.399 votos), Gersinho Filho (SD - 5.778 votos), Sivaldo Albino (PPS 13.310) e Zaqueu Naum Lins (PDT - 23.504 votos), este último apoiado pelo Prefeito Izaías Régis.

FALA GIDI SANTOS:

Gostaríamos sinceramente de iniciarmos nossa fala trazendo uma informação contrária a que trouxemos, mas como todos nós acompanhamos, e o TSE nos informou oficialmente: Garanhuns não elegeu nenhum deputado estadual, tão pouco federal.
         
          A três meses atrás, nós aqui no blog já dizíamos, com nosso olhar atento aos bastidores da política, dessa possível realidade. Todos nós saímos perdendo. Canhotinho, cidade da mesma mesorregião, tendo pouco mais 14 mil eleitores, desde a noite de domingo (5), conta com deputado estadual eleito, Álvaro Porto (PTB). Álvaro obteve 44.622 votos e ocupará cadeira na Assembleia Legislativa estadual a partir de 1º de Janeiro de 2015.

Definitivamente não há o que comemorar apesar de nosso prefeito Izaías achar que temos. Há de se repensar nas estruturas, viabilidade, arranjos, acordos, apoios além-claro dos nomes.

Em nosso município a avaliação que fazemos é que Izaías e Armando Monteiro saem desse pleito, inteiramente ou mais enfraquecidos do que quando entraram. Armando por não ter sido eleito Governador, apesar de “Lastro político” que o próprio tanto ressaltou e Izaías por não ter elegido seu deputado.

Há quem diga nos bastidores que Régis não desejava eleger seu deputado, inclusive Zaqueu em dado momento da campanha fez menção a essa especulação noticiada em portal de notícia local. José Luís Sampaio, o Zé da Luz, ex-prefeito de Caetés teria dito a Zaqueu Naum Lins que Izaías não tinha interesse em elegê-lo, queria tão somente figurar Zaqueu na cena de candidatura à deputado estadual para distribuir e redistribuir votos, fazendo com que seus “opositores” candidatos a vaga na ALEPE, Gersinho Filho, Sivaldo Albino, Professor Jailton e Wellington Carneiro não alcançassem números quantitativos suficientes para serem eleitos. Se a ideia de Izaías era realmente essa, deu certo.

2016 teremos eleições municipais. Antes mesmo da corrida, as especulações já acontecem nos bastidores e a mais ouvida é que a Frente Popular de Pernambuco, vitoriosa no pleito 2014 candidatando nome em Garanhuns para o executivo é grupo forte frente a Izaías, pois apesar do apoio incondicional de Régis à Armando, obtivemos pelos números um empate técnico em Garanhuns entre Paulo e Armando evidenciando assim o desgaste político do PTB, Armando e Izaías.

Votação para Governador de Pernambuco em Garanhuns:
Armando Monteiro (PTB) – 30.115 votos
Paulo Câmara (PSB) – 27.919 votos


Postado por 
-----------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.