Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Silvio Santos comemora 83 anos hoje.

10 CURIOSIDADES SOBRE O APRESENTADOR

1. Sílvio Santos nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro. Seu nome de batismo é Senor Abravanel. Na verdade, o pai dele queria chamá-lo de Dom Ravanel, em homenagem a um antepassado que trabalhara com os reis Fernando e Isabel da Espanha. No cartório, o escrivão disse que, no Brasil, não se falava "dom", mas "senhor". O recém-nascido, então, ganhou o nome de Senor. A mãe de Senor Abravanel, Rebecca, não gostou do nome dado por seu marido ao filho mais velho, e passou a chamá-lo de Silvio. 
2. O sobrenome Santos veio de um concurso de locuções promovido por uma rádio. Ele se apresentou como Silvio Abravanel. Um radialista não gostou do nome e decidiu chamá-lo de Silvio Santos. Esses concursos eram uma boa oportunidade para Silvio ganhar dinheiro. Ele venceu 12 edições seguidas, até que foi proibido de participar.
3. É o mais velho de 5 irmãos. A família é de origem judaica. Seu pai, Alberto Abravanel, era dono de uma loja de artigos para turistas no Rio de Janeiro. 
4. Nos tempos de colégio, seus colegas o apelidaram de "cenourinha", por causa da semelhança dessa palavra com o diminutivo de seu nome, "Senor". 
5. Aos 14 anos, Silvio Santos iniciou suas atividades comerciais. Vendia capinhas para títulos de eleitor. O garoto viu na queda de Getúlio Vargas e na redemocratização do país uma boa oportunidade de negócio. Comprava as capas por 3 cruzeiros e as vendia por 5. Quatro anos depois, Silvio já era um dos camelôs mais conhecidos do Rio de Janeiro.
6. Mesmo ganhando bem, ele não tinha luxos. Morava em uma pensão e dividia o quarto com um ex-jogador de futebol. Foi expulso da pensão quando a dona do estabelecimento o flagrou com uma mulher na escada da casa.
7. Fez teste na Rádio Guanabara em 1952. Concorreu com 300 candidatos, entre eles Chico Anysio, e ficou em primeiro lugar.
8. Há muitas lendas sobre as manias de Silvio Santos. Como ele não faz questão nenhuma de confirmar ou desmentir, elas continuam circulando. Dizem, por exemplo, que Silvio tem uma câmara de bronzeamento artificial em sua sala, além de uma estátua em tamanho real de um mordomo.
9. O presidente João Figueiredo concedeu a Silvio Santos os direitos de transmissão da extinta TV Tupi, em 1975. De acordo com o apresentador, em entrevista à revista Veja, Figueiredo havia brigado com a família Marinho, dona da Rede Globo, e justificou a concessão: "Estou com o saco cheio dos Marinhos. Então, vou te dar esse canal para eles sossegarem um pouco". A nova emissora de Silvio Santos inicialmente foi batizada de TV S (TV Studios). Mudou o nome para SBT 6 anos depois.

10. Em 1994, os brasileiros descobriram que Silvio Santos era a pessoa física no país que pagava mais imposto de renda. Naquele ano, ele embolsou 62,7 milhões de reais e o Leão mordeu cerca de 19 milhões. Em 1999, sua declaração de imposto de renda dava conta de um patrimônio de 879 milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.