Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Esta é a imagem que fica do nosso músico maior: A alegria com cara do povo e percepção de gênio.


José Domingos de Moraes nasceu no dia 12 de fevereiro de 1941, na Rua José Leitão, 191, no alto da Boa Vista em Garanhuns - PE. A informação certeira é do professor historiador Antônio Vilela, que aprofundou nas pesquisas para trazer coisas novas, principalmente para elucidar o nascimento e a infância de Dominguinhos, o sucessor de Luiz Gonzaga.
A história mais conhecida relata que tocava com seus irmãos nas feiras de Garanhuns e na frente do Hotel Tavares Correia, quando certa vez foi levado para tocar para Gonzagão, que gostou do menino e convidou para ir ao Rio de Janeiro. Dois anos depois a família partiu e a história todo mundo já sabe.

Mas agora Professor Vilela nos conta mais.

Dominguinhos era filho de Francisco Moraes da Silva (Chicão) e de Maria de Farias (Mariinha), alagoanos do município de Paulo Jacinto, antigo distrito de Palmeira dos Índios. Dominguinhos era o segundo de uma prole de dez irmãos. Maria da Conceição Moraes, Maria das Neves Moraes, maria Auxiliadora Moraes, Rosângela Maria Moraes, Maria Valdecir Moraes, Manoel Moraes, Cícero Moraes e Valdomiro Moraes.

Segundo o próprio Dominguinhos, em entrevista ao programa Ensaio da TV Cultura de 1987 e em especial feito em julho de 2012 pela Globo News, no Hotel Tavares Correia, e de posse do pesquisador, o músico afirmou que nasceu em Garanhuns: "Uma terra fria como São Paulo. Friinha, friinha, mas gostosa, nasci no alto da Boa Vista, em 1941" - afirmou Dominguinhos.

Chicão fazia farinha de meia e o garoto Dominguinhos gostava de beijú, para chegar até a casa de farinha passava por dentro do cemitério, que o historiador admite ser o São Miguel, que está recebendo o corpo do sanfoneiro ilustre de Garanhuns. Dominguinhos disse que o cemitério que atravessava o deixava amedrontado.

Chicão possuía o seu conjunto musical acompanhado por Oto no banjo, Benedito no tambor e Lula Preto no pandeiro. 

No documentário gravado do Hotel Tavares Correia, Dominguinhos afirma que seus pais eram descendentes direto dos índios. Francisco Moraes, o Chicão roubou Mariinha, que tinha na época entre dez e doze anos, e pouco tempo depois vieram morar em Garanhuns.

As informações do pesquisador, têm como fonte os programas Ensaio da TV Cultura, Especial da Globo News e o livro "De Neném a Dominguinhos" de Ranílson França (2006).

Fonte: http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.