Powered By Blogger

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Aniversário de Garanhuns é mudado após descoberta de texto português Documento trata da elevação à condição de vila, feita no ano de 1811. Portanto, município passará a ter 203 anos de existência, em vez de 135.

No Agreste, a população de Garanhuns passará a comemorar o aniversário do município no dia 10 de março, em vez de 4 de fevereiro. A decisão foi dada a partir de documento encontrado por equipes do Museu do Tombo de Portugal, na Europa, de acordo com o Instituto Histórico e Geográfico do município pernambucano.
Garanhuns foi elevada à condição de vila por Dom João VI, em 1811. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Garanhuns foi elevada à vila por Dom João VI, em1811. (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
“Eu entrei em contato telefônico com o Museu e os arquivistas me enviaram, através de e-mail, alguns documentos sobre Garanhuns. Interessante que eram documentos desde o ataque de Domingos Jorge Velho até a Garanhuns como freguesia e comarca e, em meio a esses documentos, a Carta Régia”, conta Cláudio Gonçalves, presidente do instituto. Este documento elevou a localidade, em 1811, à categoria de vila e foi assinado por Dom João VI.
O documento também foi decisivo para Garanhuns se adequar à Constituição Federal, que indica a possibilidade de haver somente quatro feriados locais, e não cinco, como ocorria. A Câmara de Vereadores, assim, extinguiu o feriado de 4 de fevereiro e o município deve comemorar 203 anos, em vez de 135.
Assim, segundo a secretária Jacqueline Menezes, da pasta de Comunicação, o aniversário não ocorrerá entre segundas e sextas-feiras. “Se ele fosse comemorado sempre no dia 10 de março, independentemente do dia em que caísse, geraria um novo feriado. Por isso mesmo, as homenagens e as comemorações devem ocorrer no segundo domingo de março, que se tornou a Data Magna”.
Fonte: http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2014/02/aniversario-de-garanhuns-e-mudado-apos-descoberta-de-texto-portugues.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.