A Secretaria de Saúde de Garanhuns inicia hoje (26) uma ação integrada de combate à hanseníase em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). De acordo com a Coordenação de Atenção Básica (CAB), 34 unidades e outros dois pontos de apoio estarão intensificando, até a próxima sexta-feira (30), as atividades relacionadas à prevenção da doença no município.
A médica Laura Rodrigues, especialista em medicina da família e comunidade, atende na unidade Magano I. Nesta segunda-feira, ela realizou palestra sobre a hanseníase. “Antigamente, a doença era conhecida como lepra. Esse termo já não é mais tão usado. A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e seus sintomas mais comuns são manchas esbranquiçadas ou um pouco avermelhadas”, explica. Ainda segundo a médica, a sensibilidade da área afetada é grande, causando queda de pelos na região afetada.
A população de Garanhuns, que utiliza o serviço básico, poderá, durante toda esta semana, participar de atividades – seja por meio de palestra ou consulta. Após suspeita ou confirmação, o paciente é encaminhado para o ambulatório de referência, onde um dermatologista irá concluir o diagnóstico. O tratamento, caso seja confirmado o caso, dura entre seis meses e 1 ano.
Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Luanny Porto
Fonte: (Secom/PMG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.