Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Alunos da rede estadual de ensino em Garanhuns embarcam para o Canadá


Mais 65 alunos do ensino médio da rede estadual de ensino embarcaram, nesta quinta-feira (28), no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, no Recife, rumo ao Canadá. Os estudantes foram selecionados para participar do Programa Ganhe o Mundo (PGM), e vão ficar seis meses no exterior morando em casa de família estrangeira, estudando em escola regular do local, e aprimorando o idioma. Entre esta turminha estão também alguns alunos aqui da rede estadual de ensino de de Garanhuns

 A aluna do 2º ano do ensino médio da EREM Garanhuns, Tamila Nayara da Silva, 17, também nunca viajou para outra região, e como ainda não escolheu que carreira seguir, vai usar essa experiência para descobrir qual a sua verdadeira aptidão. “ Vou conhecer muitas coisas novas, mas também vai ser um momento de aprendizagem que vou aproveitar para o meu futuro”, afirmou.

Lívia Bezerra, 16, também aluna do 2º ano da EREM Garanhuns, só irá embarcar no sábado, mas veio para o aeroporto trazer seu irmão gêmeo, Samuel Bezerra, que seguiu para o Canadá junto com outros 64 estudantes. Os irmãos moram juntos em Garanhuns, no Agreste, e nunca ficaram tanto tempo separados. Durante o intercâmbio, eles não ficarão com a mesma família e tampouco na mesma província. Para Lívia, a saudade vai ser a parte mais difícil da jornada.

“No começo fiquei chateada porque íamos ficar separados, mas o mais importante dessa experiência será aproveitar a oportunidade para aprimorar o idioma. Acho que vou me surpreender”, confessou a estudante, que quando voltar para o Brasil disse já ter planos de participar de outros programas de intercâmbio, disse a garanhuense.



Desde 2012, mais de 2 mil alunos embarcaram para países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile pelo PGM. Todas as despesas, incluindo acomodação em casa de família local, matrícula em escola de ensino médio e plano de saúde, são custeadas pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). Além disso, durante a estadia no exterior, o intercambista recebe uma bolsa mensal no valor de R$719,76.

Fonte: http://www.vecgaranhuns.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.