Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Policiais civis farão protesto no Festival de Inverno de Garanhuns



A Polícia Civil pode paralisar suas atividades em determinado período do Festival de Inverno. A informação foi passada pelo Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) nesta quarta-feira (08/07) durante assembleia e publicada no G1.

O presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, contou que já está prevista uma manifestação para o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece de 16 a 25 deste mês. A categoria deve promover um ato público e entregar uma carta explicando suas reivindicações à população durante o evento. Além disso, os policiais da cidade se recusaram a participar da escala extra que normalmente é montada para o festival.

“Vamos paralisar as atividades de 15 em 15 dias, inclusive no Festival de Inverno de Garanhuns, na Missa do Vaqueiro de Serrita, no aeroporto e na praia de Boa Viagem. Também vamos realizar atos públicos para denunciar as péssimas condições de trabalho e o processo de sucateamento da Polícia de Investigação”, afirma o presidente do Sinpol, Áureo Cysneiros. Segundo ele, a próxima paralisação ainda não tem data definida, mas o calendário completo de manifestações deve ficar pronto até a próxima quarta-feira (15).

A categoria também optou por manter a paralisação de 24 horas desta quarta-feira. A decisão vai contra a determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para que a manifestação seja suspensa. A decisão judicial, expedida na terça (7), ainda estabeleceu uma multa diária de R$ 30 mil em caso de desrespeito. “Nós vamos recorrer da decisão porque a categoria a achou injusta. Nós temos péssimas condições de trabalho e baixos salários e precisamos procurar a valorização profissional”, fala Áureo.

A assembleia foi realizada em frente ao Instituto de Medicina Legal do Recife, no bairro de Santo Amaro, área central da cidade. A estrutura do prédio é uma das queixas dos policiais. A reportagem da TV Globo teve acesso ao interior do IML e mostrou que a perícia dos corpos é realizada em ambiente inapropriado. Muitos dos equipamentos utilizados pelos legistas estão desgastados, outros quebrados.

 Para denunciar essa situação, os policiais decidiram interromper o serviço de liberação de corpos nesta quarta. Já nas delegacias, apenas os flagrantes estão sendo registrados. Além de melhorias estruturais no IML, os policiais civis pedem isonomia da gratificação do risco de vida policial, revisão do plano de cargos e carreiras, inclusão dos peritos papiloscopistas no quadro técnico policial e convocação de aprovados remanescentes no último concurso público para a Polícia Civil. A categoria ainda reclama que a negociação com o governo está parada.

Em nota, o Governo de Pernambuco afirmou que já realizou quatro reuniões com os policias civis neste ano. No entanto, diz que não pode atender às reivindicações que envolvem custo financeiro por causa da crise econômica e da Lei de Responsabilidade Fiscal, que fiscaliza e controla os gastos públicos. Sobre o plano de cargos e carreiras, o governo propôs a criação de um grupo de trabalho para analisar o pedido e afirmou que novas reuniões serão marcadas com a categoria depois da publicação do último relatório de gestão fiscal deste ano.

Em nota na tarde desta quarta, a Secretaria Estadual de Administração informou "que, considerando a situação econômica atual do Estado e as vedações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o atendimento aos pleitos que ensejem impacto financeiro fica, neste momento, prejudicado".
O governo destacou que propôs a criação de um grupo de trabalho com a finalidade de analisar estudos de reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras na área de segurança pública. "Novas reuniões serão agendadas com a categoria após a publicação do Relatório de Gestão Fiscal do Segundo Quadrimestre de 2015".

Até o início da noite desta quarta, o IML do Recife acumulava 14 corpos que não foram liberados devido à paralisação da categoria.

G1 via Fonte: http://www.vecgaranhuns.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.