Powered By Blogger

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Energia Eólica avança no Agreste Pernambucano



A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, inaugurou hoje, dia 29, aquele que é considerado o maior complexo eólico de Pernambuco, localizado na região de Caetés. O Governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB) prestigiaram o momento.  

O complexo Ventos de Santa Brígida é formado por sete parques eólicos, distribuídos entre os municípios de Caetés, Pedra e Paranatama. No total, há 107 aerogeradores instalados, com capacidade de gerar 181.9 MW, energia suficiente para abastecer 350 mil casas.


O empreendimento, cuja energia foi comercializada no Leilão de Energia Reserva (LER) de 2013, recebeu investimento de R$ 864 milhões e foi responsável pela geração de aproximadamente 1000 empregos diretos e 2000 indiretos, com prioridade para mão de obra local. Este complexo cumpriu o cronograma de execução – dois anos a partir do leilão –, o que atesta a capacidade que a companhia tem de implantar grandes projetos eólicos em curto período.

Ventos de Santa Brígida é o primeiro projeto da Casa dos Ventos em Pernambuco. Além deste, a companhia está investindo em outros dois complexos situados em municípios pernambucanos: Ventos de São Clemente e Ventos de Santo Estevão.

De acordo com o diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos, Lucas Araripe, Pernambuco é uma escolha estratégica para os investimentos da companhia, devido à qualidade dos ventos no agreste do Estado e à logística favorável para a cadeia de fornecedores. “Inauguramos hoje o maior projeto eólico de Pernambuco e temos mais dois projetos de grande porte no Estado, que entrarão em operação comercial em 2016 e 2017”, afirma Lucas Araripe.

INVESTIMENTO CRESCENTE EM PERNAMBUCO - O segundo projeto da Casa dos Ventos a ser inaugurado em Pernambuco, Ventos de São Clemente, está localizado nas proximidades do complexo eólico Santa Brígida e pode ser interpretado como uma segunda fase de um grande conglomerado de parques eólicos.

Este projeto está em fase de obras civis e terá início de operação comercial no segundo semestre de 2016. O complexo eólico Ventos de São Clemente é formado por oito parques eólicos, que totalizam 216.1 MW, localizados nos municípios de Caetés, Pedra, Venturosa e Capoeiras. Este projeto, quando somado a Ventos de Santa Brígida, fará desta região um dos maiores polos de geração de energia eólica do País. (Imagens: Aluísio Moreira/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.