Powered By Blogger

terça-feira, 29 de setembro de 2015

HORÁRIO DE VERÃO 2015 - 2016 >> Quando começa e quais estados fazem parte ?


O Horário Brasileiro de Verão para a temporada 2015/2016 começa a 0:00h de 18 de outubro de 2015 e segue até 0:00h de 21 de fevereiro de 2016.

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o Horário Brasileiro de Verão, com adiantamento de uma hora no fuso horário em parte do país, buscando a redução do consumo de energia elétrica.

Como a economia nos estados do Nordeste não compensava a mudança do horário, a região deixou de fazer parte, mas acaba impactada de outras formas como horário de atendimento bancário e programação dos canais de televisão.

Em quais estados se aplica o Horário de Verão?

O Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados: DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).

Nos estados que fazem parte do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo, as pessoas devem adiantar o relógio em uma hora, ou seja. Nesse ajuste se perde uma hora, compensado em fevereiro, quando se atrasa o relógio, fazendo com que hajam duas meia-noites!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.