O Instituto Garanhuns juntamente com o Professor Vilela, traz a exposição “Iconografia do Cangaço” com fotos inéditas e colorizadas. A exposição estará aberta ao público durante todo o Festival de Inverno no Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, localizado na Praça Dom Moura 44, centro de Garanhuns.
O cangaço é considerado por muitos historiadores, como uma das páginas mais importantes da história do Nordeste brasileiro. Muitas são as visões sobre esse fenômeno. Uns defendem o cangaço e seus protagonistas, cangaceiros como Lampião e Corisco, como fruto dos movimentos sociais do Nordeste na busca por independência.
O visitante além de conhecer um pouco da História do Cangaço, poderá também adquirir os livros: “O Incrível Mundo do Cangaço I e 2” e “A Outra Face do Cangaço” escrito pelo Professor Vilela.
CURIOSIDADES
Reza a lenda que Lampião ganhou esse apelido ao inventar uma técnica que fazia o rifle comum disparar mais rápido, parecendo uma pistola automática – o clarão que saía da boca da arma lembrava a luz de um lampião.
Em 1926, num ato de gozação, Lampião enviou um telegrama ao Governador de Pernambuco dizendo que seria governador de uma determinada área do Estado. Por isso, o apelido “Governador dos Sertões.
Fonte: http://garanhunsinstituto.blogspot.com.br/2014/07/fig-exposicao-exibe-imagens-ineditas-do.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.