Avenida Rui Barbosa;
Avenida Santo Antônio;
Avenida Caruaru;
Praça Tavares Correia;
Avenida Duque de Caxias;
Avenida Júlio Brasileiro;
Avenida Simôa Gomes;
Rua Dr. José Mariano;
Avenida Barão do Rio Branco;
Rua XV de Novembro;
Rua Melo Peixoto;
Rua Dom José;
Praça Dom Pedro II;
Praça São Sebastião;
Rua São Miguel;
Rua 13 de Maio;
Praça João Pessoa.
Unindo importantes conceitos de consumo, economia e sustentabilidade, as lâmpadas já são bastantes utilizadas na indústria eletrônica, principalmente na produção de relógios digitais e computadores. A iluminação de LED é um dos métodos mais rentáveis, e simples, para combater o aquecimento global. Garanhuns, situada no Agreste Meridional de Pernambuco, foi a primeira cidade do estado e do Norte/Nordeste a implantar esse tipo de tecnologia.
De acordo com o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Planejamento, João Guido, sua alta eficiência energética faz com que haja uma grande redução de gastos. “Essa diminuição, em comparação com os sistemas mais convencionais, pode passar dos 50%. Hoje, o LED é uma excelente alternativa na troca das lâmpadas existentes. Num futuro bem próximo, muitas outras cidades devem aderir a ideia”, comenta.
A estrutura das luminárias, com vida útil de 50 mil horas cada uma, varia de acordo com sua forma. As avenidas Rui Barbosa, Caruaru, Santo Antônio e praça Tavares Correia receberam as luminárias decorativas – cada uma com quatro pétalas. Já as outras, mais recentes, recebem as luminárias padrão – formato tradicional da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).
Reaproveitamento – As luminárias que estão sendo retiradas dos postes serão reutilizadas para serem colocadas nos novos loteamentos do município e em trechos em que haja deficiência no fornecimento de energia elétrica.
Texto: Cloves Teodorico
Fotos: Valber van der Linden | Cloves Teodorico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.