Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de junho de 2014

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: Garanhuns já contabiliza dez casos de Estupro só neste ano


Informações extraoficiais dão conta que o estupro noticiado por este Blog e ocorrido na noite da última terça-feira, dia 27, vitimando uma jovem de 18 anos aqui em Garanhuns não foi um fato isolado.

De acordo com uma fonte, que atua na área e pediu reserva da sua identidade, ainda na noite daquele Crime, outra mulher teria sido estuprada na Cidade. Apesar das informações sobre os casos serem sigilosas, o Blog apurou que neste ano já foram registrados dez casos de violência sexual em Garanhuns. “Só nos últimos vinte dias foram registrados seis casos de estupro na Cidade”, revela a fonte. 

No crime ocorrido no último dia 27, a Vítima de 18 anos foi abordada por três homens que a arrastaram para o interior de um veículo de modelo Pálio de cor escura e consumaram a violência. Ainda de acordo com a fonte do Blog, a segunda Vítima da noite, de identidade e idade não reveladas, também descreveu os violentadores com as mesmas características. Ainda de acordo com a fonte, os casos de estupro em Garanhuns já superam o total registrado em 2013, que ficou marcado pelo assassinato da menor Joana Beatriz, de 13 anos, ocorrido em julho do ano passado.

DADOS OFICIAIS - A nossa reportagem teve acesso a um relatório que informa a estatística de crimes contra a mulher no Agreste Meridional em 2014. O documento produzido pela 18ª Delegacia Seccional de Polícia – Garanhuns confirma seis casos de estupro, sendo quatro em Garanhuns, um em Saloá e outro em Paranatama. Nestes casos as vítimas são vulneráveis ou aconteceram por meio de violência doméstica/familiar. É importante pontuar que os dados informados no relatório da Polícia Civil registram apenas os casos em que as vítimas prestaram queixa. “Na maioria das vezes, as mulheres vitimadas pela violência não prestam queixa, seja por medo ou por vergonha”, pontua a fonte do Blog.

O Blog procurou a Delegacia da Mulher para confirmar as informações da fonte, porém a delegada Débora Bandeira estava em missão externa e não conseguimos um novo contato telefônico. A nossa reportagem manteve contato com a Secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Simões, para que comentasse as informações apuradas, em caráter extraoficial pelo Blog. Eliane registrou que estes casos são tratados de forma sigilosa e não pôde dar maiores detalhes visando preservar as Vítimas, todavia revelou que a sua pasta vem acompanhando as mulheres violentadas nos casos e que a Prefeitura vai implantar o Centro de Referencia de Atendimento a Mulher. O Órgão deverá ter o nome da adolescente Joana Beatriz, que será transformada em um ícone da luta contra a violência da Mulher na Cidade.

Imagem Ilustrativa/Divulgação
TRABALHO DE ORIENTAÇÃO – Ainda no relatório produzido pela 18ª Delegacia Seccional de Polícia – Garanhuns, que informa a estatística de crimes contra a mulher no Agreste Meridional neste ano de 2014, o Blog registrou que 200 casos de violência contra a Mulher foram registrados no período de 1º de janeiro a 16 de maio, aqui em Garanhuns. São casos de estupro, ameaça, lesão corporal, injúria, difamação, calúnia, homicídios, maus tratos e outros crimes por violência.

A advogada Claudomira Andrade, que ministra palestras sobre a Lei Maria da Penha e recentemente lançou uma cartilha sobre o tema, comentou o atual momento de violência no Agreste. “A violência contra a mulher é um dos fenômenos sociais mais absurdos e inaceitáveis da atualidade. Então visando dar uma resposta aos apelos da sociedade em relação aos altos índices de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e almejando uma maior visibilidade e eficácia das Leis que focalizam os direitos humanos, em 2013, comecei a ministrar palestras que visavam divulgar e sistematizar através das experiências de vida, novas propostas de construção da Cultura da Paz. Já a cartilha busca levar homens e mulheres a refletirem sobre seus papeis na sociedade, mostrando que: respeitar a mulher é valorizar a família”, pontuou a Advogada Claudomira Andrade.

O Blog esta a disposição dos Órgãos de combate à violência contra a mulher no Agreste Meridional para que possam comentar ou contestar as informações registradas nesta reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.